[DINÂMICA] - Dinâmica dos Rótulos


Este último sábado fizemos uma dinâmica muito interessante. Chama-se "dinâmica dos rótulos". E ela abriu espaço para discutirmos a respeito do problema que os rótulos influem à comunicação nos relacionamentos. Ela é bastante engraçada, mas também leva a reflexões profundas.

Preparação:
Antes de tudo, prepare algumas etiquetas para o número de membros do seu grupo. Estas etiquetas devem conter, em letras visíveis, as seguintes palavras (apenas sugestões, acrescente ou tire o que desejar):
SOU SURDO(A) - GRITE
SOU PODEROSO(A) - RESPEITE
SOU SÁBIO(A) - ADMIRE
SOU PREPOTENTE - TENHA MEDO
SOU ANTIPÁTICO(A) - EVITE
SOU TÍMIDO(A) - AJUDE
SOU FAMOSO(A) - IDOLATRE-ME
SOU ENGRAÇADO(A) - RIA


Desenvolvimento:
Cole uma etiqueta na testa de cada um dos participantes, sem que a pessoa saiba qual etiqueta você colou nela.
Peça para discutirem a respeito de um tema escolhido por você. Porém avise que o conteúdo da etiqueta deve ser levado em conta durante a discussão, sem que o possuidor saiba o significado da etiqueta.
A discussão se torna, naturalmente inviável. Então é necessário que você peça para pararem após uns 5 minutos de dinâmica.

Finalização:
Antes de retirarem os rótulos, pergunte se alguém conseguiu descobrir qual era seu rótulo.
Peça que eles retirem os rótulos.
Pergunte o que o grupo entendeu da dinâmica.
Discuta com o grupo sobre as dificuldades que os muitos rótulos que recebemos impõem as relações.

[IDÉIA] - Momento de Oração Diferente


O momento de oração é algo essencial para um grupo eficaz. Mas, geralmente é feito de uma maneira monótona e pouco eficaz.
Em nosso grupo, as pessoas compartilhavam a necessidades ao grupo e dividíamos os motivos de oração entre nós. Mas, considerando o tamanho do nosso grupo, esta era uma maneira pouco estimulante, inibindo alguns de orar e outros de compartilhar com o grupo todo.
Fazendo uma adaptação de uma dinâmica, bolei um novo modelo do momento de oração o qual gostaria de compartilhar com você.

  1. Após compartilhar a palavra, você poderá pedir que eles se dividam em grupos de 2 ou 3

  2. Peça que eles compartilhem o que mais chamou a atenção deles na palavra compartilhada, e para compartilharem posicionamentos diferentes que tomarão.

  3. Fale também para compartilharem pedidos de oração e outras necessidades pessoais.

  4. Após compartilharem, um deverá orar pelo outro.


Em nosso grupo isso trouxe resultados muito positivos. Ajudou a gravar a palavra que foi ministrada e ajudou pessoas que antes não oravam a orarem umas pelas outras e compartilhar suas necessidades mais abertamente.
Espero que aproveite esta dica. Você pode tentar uma vez e perguntar o que as pessoas acharam disso.